terça-feira, 13 de abril de 2010

Salva Surf

No início desse ano participei do Projeto Salva Surf que rolou na praia de Camburi, litoral Norte de São Paulo. O grupo de bombeiros acredita que instruindo um grande número de surfistas, sobre como ajudar num salvamento, isso possa reduzir o número de afogamentos em alto mar, principalmente durante o verão.

O curso foi super importante, pois eu não tinha noção de como socorrer alguém num acidente no mar, ou mesmo em situações domésticas. Frequentemente vamos de barco ou a pé surfar em praias desertas, longe de qualquer assistência médica, e o fato de alguém da galera saber fazer os procedimentos iniciais de salvamento podem salvar uma vida.












No verão, quando dou aulas de surf, é normal salvar algumas pessoas que caem na correnteza e sem informação alguma, entram em desespero quando percebem que estão sendo arrastadas.
Em um caso mais grave é preciso saber socorrer a vítima mesmo que ela esteja inconsciente.
É importante observar o mar antes de entrar para dar um mergulho. Procurar primeiro por placas de indicação dos salva-vidas. Elas indicam onde ficam os “canais”, que são as fortes correntezas que vão da beira do mar em direção ao fundo do mar (outside). E esta parte é bem funda. Por isso não é nada indicado para quem quer dar um mergulho tranquilo sem se preocupar em cair na correnteza. Mas se um dia por descuido acontecer um acidente e quando for ver já estiver indo para out side, nadar, nadar e não conseguir retornar a areia: não nade contra a correnteza. Isso só desgasta e não faz com que vc saia do lugar. Para sair sem sufoco, o ideal é nadar numa linha paralela a linha da praia e encontrar um “banco de areia”, lugar onde é mais raso e onde quebram as ondas. E aí sim, conseguir caminhar para sair do mar.
Já para os surfistas esta correnteza é uma ajuda e tanto...é só pular em cima da sua pranchinha que com a ajuda dessa correnteza fica bem mais fácil chegar ao outside, ás vezes até com o cabelo seco, sem furar nem uma ondinha, rssss.



Quem quiser mais informações sobre o projeto Salva Surf Mantecorp é só entrar no site da
Mantecorp e conferir os locais onde o curso é realizado.
A dica está aí, e é muito bom evitar acidentes, vamos ficar espertos! ;)
Aloha

Nenhum comentário:

Postar um comentário