Existe um tema que precisa ser compreendido, por isso vou insistir e pedir a preservação das praias e do meio ambiente nesta matéria.
Muitos de vocês, já estão conscientes dos danos que podemos causar com um simples lixinho deixado na praia ou beira da estrada; mas se TODOS lembrássemos, não haveria mais tanta sujeira e conseqüentes problemas. Por isso vou relembrar para alguns esquecidos, o quanto mal essa sujeira pode causar.
O lixo tem se tornado uma preocupação crescente de alguns anos para cá. Justamente porque seu acúmulo vem aumentando e trazendo conseqüências cada vez mais desastrosas para o meio ambiente e para a saúde das pessoas. A harmonia que existia entre o ser humano e a natureza vem sendo danificada. Cada vez mais, produzimos lixos que não são reabsorvidos pela natureza, e esses rejeitos, que são resultado daquilo que é retirado da natureza e que depois transformados, não conseguem mais retornar ao ciclo, acumulam-se e tornam-se uma perigosa fonte de doenças e de contaminação para o meio ambiente.
Não só na areia e matas, mas também no mar, devemos estar atentos aos resíduos deixados. Juntamente com outros grupos de poluentes, como petróleo, metais pesados e nutrientes, o lixo tem ameaçado a saúde do ambiente marinho de diversas maneiras. Os impactos ambientais mais evidentes estão relacionados à morte de animais. Muitos animais confundem resíduos plásticos com seu alimento natural, podendo causar sérios problemas à sobrevivência do animal ou até matando-o.
Nas fotos desta matéria, é possível enxergar o grande desenvolvimento ocorrido ao longo dos anos na praia de Maresias. Mas nem sempre a infra-estrutura caminha junto com o desenvolvimento das regiões. Assim, muitas vezes o lugar "cresce", mas não suporta o número excessivo de pessoas e acaba encontrando problemas inconvenientes como a falta de água, de luz e de saneamento básico. Essas são conseqüências da falta de um planejamento anterior e de um desenvolvimento descontrolado.
Agora, imaginem uma pequena praia com todos esse apartamentos e casas super lotados. Se cada uma das pessoas que visitam o local deixarem seus restos de lixo na praia, logo não será mais possível apreciarmos esta beleza natural.
Então, por favor, pessoal. Vamos preservar o que ainda temos de mais belo, nossa natureza!
Levem o lixo para casa, reciclem. E juntos tenho certeza que conseguiremos construir um futuro próximo muito melhor! Para nós e para outras gerações que estão por vir e que gostaríamos que vivessem num local tão maravilhoso como vivemos um dia. Desfrutando do que pudemos preservar e não do lixo que pudemos deixar.
ALOHA
Bruninha
bru super legal esta iniciativa e temos q tb pedir aos moradores que replantem o jundu, logo que passar o inverno começaremos a fazer isto em santiago, se cada um pegar um mudinha e plantar, poderemos proteger nossas praias das ressacas e altas marés, parece que não, mas essa plantinha rasteira JUNDU, protege e muito.
ResponderExcluirum abração,
Priscila
Verdade Pri, muito bem lembrado, vou escrever um texto só sobre a importância dessa plantinha! Valeu!!! Bjos Bru
ResponderExcluir