terça-feira, 12 de setembro de 2017

20 BBQ Only Girls - Edição Especial PAVONES - Costa Rica - Agosto 2017

BBQ 20 – PAVONES – Onde a selva encontra o mar!

Por: Lorena Montenegro 

Junte no mesmo pacote uma das esquerdas mais longas do planeta, um dos lugares de maior biodiversidade no mundo, uma pitada de Pura Vida e 7 surfistas de alma. Essa foi a receita da 20ª edição da BBQ Only Girls, que desembarcou pela 1a vez no mágico povoado de Pavones na semana que abriu o mês de agosto. Escondido no final da estrada da região sul da Costa Rica, este paraíso natural é destino para os mais aventureiros surfistas de todas as partes.  Em busca de prolongar por um minuto ou mais a sensação de liberdade que é deslizar sobre uma parede perfeita de água salgada, as tribos de diferentes pranchas se misturam nos 3 picos que fazem de Pavones uma onda que, em seus dias mais perfeitos, pode ser quilométrica e por isso, tão especial.


Time da 20 BBQ Only Girls: Joana, Joyce, Silvinha, Bárbara, Marina, Sandra, Silvia e Bruna. Foto: José Guilherme Leite

Formada por sete paulistas: duas residentes em Fernando de Noronha, uma na Bahia, outra em Ilha Bela e mais 3 que moram em São Paulo, a barca comandada pela surfista profissional Bruna Queiroz fez uma pausa em Playa Hermosa para no dia seguinte partir para Pavones. 

PAVONES. Foto: Moana Filmes

Babi, Mari e Joana em Jacó. Foto: Moana Filmes


Cantinho especial no mundo. 

PA VO NI TOS. Foto: José Guilherme Leite

Momento mágico com as baleias. Foto: José Guilherme Leite

Natureza incrível demais! Foto: José Guilherme Leite

Entre araras, cavalos, macacos, baleias e bichos-preguiça,  desfrutamos de dias incríveis rodeadas de muita natureza. Apesar da fama de suas ondas, Pavones permanence como um pequeno vilarejo com poucos hotéis que divide sua economia entre a pesca e o turismo. A buena vibra dos locais, a proximidade da nossa pousada da onda para checks constantes e a opção de poder explorar outras picos pelos arredores fizeram desta uma trip repleta de boas surpresas. Algo inesperado para quem achou que só surfaria canhotas!



Bárbara Herrero. Foto: José Guilherme Leite


Joana Alves. Foto: José Guilherme Leite

Joyce Cruz. Foto: José Guilherme Leite

Marina Abreu. Foto: José Guilherme Leite

Sandra Campos. Foto: José Guilherme Leite

Silvia Abreu. Frame: José Guilherme Leite

Silvia Morelli. Foto: José Guilherme Leite


Bruna Queiroz. Foto: José Guilherme Leite


Além da famosa Pavones, surfamos em um secret com fundo de areia mesclado com pedras onde quebravam ondas para os dois lados. Passamos um dia nesta praia deserta sem mais ninguém, com direito à altinha e aula de yoga ministrada pela professora e bióloga Silvinha, uma das surfistas de Noronha. Mas sem dúvida a boat trip que fizemos para as direitas de água cristalina de Matapalo vai ficar na memória de cada uma de nós. Acordamos bem cedo para pegar o barco e fomos recepcionadas por golfinhos enormes pulando logo na saída do porto. Antes de se deparar com a paisagem paradisíaca de Matapalo, demos a sorte de encontrar um grupo de baleias com um filhote, um dos momentos mais especiais desta viagem. Admiramos eles de longe por um tempo e depois pulamos do barco para surfar direitas perfeitas com um metro na série. 

Aula de yoga! Foto: Moana Filmes

Fora o sabor da banana pancake ou do Gallo Pinto no café-da-manhã, a beleza natural indescritível, o contato direto com animais selvagens em um lugar preservado, ondas perfeitas e aquele reggaeton pra animar, o sorriso Pura Vida nos acompanhou em cada caminho que cruzamos. E esta viagem teve um gosto mais especial ainda porque tivemos pela 1a vez uma mãe e uma filha, Silvia e Marina Abreu, que deram aula de parceria dentro e fora d’agua. Aos 61 anos, Silvia decidiu sair da areia para se aventurar com a filha de 30 anos dentro d’água e superou limites para pegar suas primeiras ondas de bodyboard ao lado da Marina e da Bruninha, que deu todo o suporte necessário para estes importantes primeiros passos. Um sonho que elas realizaram e compartilharam com um grupo de surfistas de níveis diferentes, mas que vibravam a cada conquista uma das outras.


Pura Vida! Foto: José Guilherme Leite



Pavones realmente foi um sonho, um destino novo da BBQ Only Girls que veio pra ficar. E nada melhor do que comemorar 20 surf trips explorando mais um cenário de encher os olhos e alegrar as quilhas. 

Agradecemos às surfistas desta, que sem dúvida é a 1a de muitas viagens à Pavones, e aos apoiadores que sempre nos ajudam a fazer deste um projeto 100% dedicado à amantes das ondas de todos os níveis e idades. 

APOIO:   SANTA AREIA BIQUINIS , CALFIN , ARMAMENTO REBELDE , RESTAURANTE TERRAL , LA BEAUTÉ , SICRUPT , PROTETOR BRAZINCO , NIAS TOUR  e NUTRI4HEALTH.

Agradecimento especial ao Restaurante La Plaza.

ALOHA

2 comentários:

  1. Linda matéria! Viagem mágica e inesquecível! Gratidão eterna ao papai do céu e a todas que fizeram parte desses momentos únicos! Pa vo ni tos! Pura vida! Bjosss, Joy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito amor e gratidão pelos nossos dias vividos! Beijo grande

      Excluir