sexta-feira, 9 de março de 2012

Fernando de Noronha, the dream!!!!

Oi galera! Hoje vim escrever com muito prazer sobre uma das viagens mais incríveis que já fiz.

Fernando de Noronha 2012 :)
 Desde criança sempre tive vontade de conhecer o arquipélago de Fernando de Noronha. Queria ser bióloga p/ trabalhar com os golfinhos por lá, rss. Mas a vida me levou p/ outros caminhos que eu nem imaginava e que me fizeram conhecer lugares incríveis através do surf. Sou grata demais por ser apaixonada por este esporte e pela minha profissão que traz tantas sensações maravilhosas e interação com a natureza.


Bruninha - Cacimba do Padre. Foto: Michele Roth

Foi tudo rápido, sem planejamento algum. No final das férias apareceu uma oportunidade p/ ir p/ ilha. Eu tinha uma semana p/ decidir e estar tudo pronto p/ embarcar. E assim foi! No mesmo dia q a oportunidade apareceu já fiz todos os contatos que precisava e foi uma semana de ansiedade p/ o sonho se tornar realidade. Nenhuma amiga tinha disponibilidade p/ ir assim em cima da hora, e resolvi ir sozinha mesmo. Sabia que teriam dois eventos no período que eu estivesse lá. Um campeonato brasileiro de longboard, e diversos amigos de Maresias estariam. E na semana seguinte iria rolar o campeonato masculino Hang Loose, etapa 6 estrelas do Circuito Mundial que rola todo ano em Noronha e geralmente dá altas onda. Muitos amigos que competem comigo no Circuito Brasileiro estariam nesse evento, então fiquei mais tranquila porque sabia que sozinha eu não estaria.

Foto: Renato Tinoco.

O local de Noronha Patrick Tamberg me deu uma força reservando um quarto na pousada da mãe dele e me dei bem, pois a "Pousada Noronha Sol e Mar" da Dona Cida é demais e pertinho de tudo no centrinho. Quem quiser conhecer e fazer reservas é só acessar o site:
http://www.pousadanoronhasolemar.com.br/

Em poucos dias lá estava eu sobrevoando o lugar que mais parece o paraíso. O avião passa bem pertinho, por cima da praia da Cacimba do Padre, lugar alucinante que sempre via altas fotos de surf.
Já me emocionei naquele instante.


A foto + linda q já vi da Cacimba, mas não é de quando eu estava lá...infelizmente, rss.
Minhas pranchas ñ chegaram comigo, mas Danilo Costa, atleta profissional, estava no mesmo vôo e já deixou uma pranchinha p/ eu surfar enquanto as minhas estavam voando por aí, rss. Bom ter amigos :)

Surf final de tarde na Cacimba do Padre, primeiro dia :)
Deixei as coisas na pousada e fui direto p/ Cacimba, onde encontrei toda galera do longboard e apesar das ondas estarem bem pequenas, me diverti muito, senti uma energia boa d+ e uma alegria incontrolável. Um sorriso se instalou e nunca mais saiu do rosto :)




Sequência Cacimba do Padre. Fotos: Marcelo Freire

 A onda é bem cavada e tubular. A água é quente, cristalina e você pode observar um outro universo debaixo d'água. Uma vida marinha espetacular. Mesmo tendo contato com o mar praticamente todos os dias, ficava maravilhada cada vez que algum peixe, tartaruga, arraia ou outras espécies, rss, passavam por baixo da minha prancha.

Bru e Manu esperando a série e o cardume de sardinhas bem embaixo. Foto: Renato Tinoco
 No segundo dia fiz um surf muito bom e no final da queda parti a prancha ao meio :( Vi que mesmo com ondas pequenas a onda da Cacimba tem uma força impressionante. As alegrias e as consequências do surf ;)

pranchinha partida...consequência!!!








Sequência na Cacimba do Padre, FN. Fotos: Rafasky
 Como não tinha levado outra prancha o jeito foi partir p/ um passeio p/ Baía dos Porcos e fui surpreendida novamente com um visual maravilhoso e uma água igual a Lagoa Azul, rss.

Morro dos Dois irmãos. Foto: Dja


In the water!! Fotos: Renato Tinoco

Nos dias seguintes surfamos bastante e conhecemos outras praias, uma mais linda que a outra. Cada passeio é uma surpresa e a certeza de se deparar com cenários de sonho.

Por-do-sol da Praia do Boldró.

Special point ;)








Sequência na Cacimba do Padre. Fotos: Marcelo Freire
 No primeiro dia da janela de espera do Hang Loose o mar finalmente subiu. Cheguei na praia com o sol nascendo e não acreditei no que vi. Altas ondas e pouca gente na água. Mas em menos de uma hora, o crowd todo estava lá para treinar e botar para baixo! Mesmo assim consegui me divertir e sentir a pressão da onda da Cacimba.






Cacimba bombandoo. Fotos: Marcelo Freire

 Foram 5 dias de muita onda, um swell épico, altos tubos e show de surf para qualquer lado que se olhava. Incrível! Não ficou tão grande como dizem e eu já vi em fotos. O mar fica realmente grande em Fernando de Noronha nesta época do ano. Mas este swell já foi suficiente para ver o espetáculo que é. Ondas de até 3 metros com formação perfeita, tubos largos e cenas que vão ficar p/ sempre na memória. Drops "impossíveis" sendo completados, baforadas, tubo p/ esquerda, p/ direita, vacas insanas e muita adrenalina na areia e no mar da Cacimba. Ouvi de muitas pessoas que todo ano vão para Noronha, que esta edição do Hang Loose, que acontece há 13 anos, foi a que teve as melhores ondas da sua história!!! :))





Tubinho Cacimba do Padre. Fotos: Henrique Pinguim
 De manhã antes do início do evento o treino era na Cacimba, depois na praia do Bode, que fica ao lado direito da Cacimba, depois partia p/ Praia do Boldró que tem fundo de coral e uma outra parte com fundo de areia. Peguei boas ondas nesta praia também. E final de tarde voltava p/ Cacimba se o evento terminasse cedo ou alguns dias optava pelo surf na Praia do Cachorro, que é uma onda muito boa, mas é mais manobrável do que tubular.

Praia do Cachorro. Foto: Michele Roth

Cacimba. Foto: Michele Roth

 Final de tarde o surf era rápido porque as 18:00 todos os surfistas e banhistas são convidados a se retirarem do mar devido a época de desova das tartarugas marinhas. Era difícil fazer com que todos os surfistas saíssem e ficassem olhando aqueles tubos incríveis quebrando sozinhos e os fotógrafos mandando ver. Todos atletas querem trazer um retorno bom p/ os patrocinadores, além de sentir a emoção de pegar um tubão. Então nenhum momento era disperdiçado e para tirar a galera da água muitas vezes o Ibama e a Polícia Ambiental tinham que vir até a praia e com seus apitos, na beira da água, ameaçando multar quem ficasse, botavam a pressão para galera sair fora, rss.




Sequência Cacimba. Fotos: Rafasky

Mesma foto de outro ângulo, rss. Foto: André Portugal
Para a festa ficar completa, depois de todo show que a galera deu durante as baterias, quem saiu vitorioso nessa etapa foi Miguel Pupo, um menino humilde que vi surfando desde pequeno aqui nas praias do Litoral Norte Paulista e sempre despertou admiração em que o via surfar. Torço por todos brasileiros, mas em especial para o Gabriel Medina, que também é daqui de Maresias e para o Miguel. Dupla sinixxxtra! Hoje os dois trazem muito orgulho representando nosso país. Vitória mais do que merecida!! Parabéns MIGUEL!!!

Miguel Pupo nos canudos da Cacimba. Campeão de 2012!

Comemos em restaurantes maravilhosos, vi as paisagens mais lindas, conheci pessoas que serão amigas para o resto da vida e vivi momentos mágicos de pura energia e muito alto astral. Nada nesta vida é por acaso e tenho certeza que fui para Noronha quando deveria ir! Tudo na hora certa e como deve ser.

Cacimba do Padre. Foto: Michele Roth

Direitinha na Cacimba do Padre. Foto: Everton Luis.

Só tenho que agradecer por estes momentos e recomendar para quem quiser conhecer o paraíso ir na fé que não terá do que se arrepender.

Cacimba. Foto: Michele Roth
Cacimba. Foto: Michele Roth.

Obrigada aos fotógrafos também, pois são profissionais de primeira e ajudaram demais com as fotos! Michele Roth, Marcelo Freire, Henrique Pinguim, Rafasky, Everton Luis e Renato Tinoco. :)

ALOHA