quarta-feira, 29 de abril de 2009

O que já estava bom ficou melhor!!! Peru parte II

As ondas permaneceram bem tubulares e num swell de ondas não muito grandes mas com uma perfeição incrível, Lobitos mostrou por que está cada vez mais conhecido pelos surfistas de todo o mundo.


As ondas permaneciam lá o dia todo, quebrando perfeitas, mudando apenas com a variação da maré. Sempre muito extensas , como uma máquina de ondas. E um tubo longo que proporcionava momentos de êxtase na galera. Piscinas, o pico ao lado, também apresentou boas ondas e um pôr-do-sol inesquecível visto de dentro d´água. Íamos quase sempre de mototáxi com "Andy Irons", um local amigo de Jesus que mora de frente para as ondas de Piscinas.


O que já estava bom ficou melhor, quando na casa de Jesus chegaram Ernesto Nunes, que já mora no Peru à alguns anos e conhece muito bem os picos de surf locais; e Charlie Brown que já conhecia o potencial dessas ondas e chegou com o surf em sintonia com elas. Logo depois chegou Thiago de Souza, com um surf muito explosivo e instigado para conhecer o pico.


Para completar a barca, também ficou hospedado lá um fotógrafo peruano muito conceituado que acabou se tornando um grande amigo. Muito humilde e talentoso, registrou alguns momentos para podermos relembrar sempre dessa trip e dessas ondas.



Caixa D´água vindo do jeito que mais gosta.



Bruna num ângulo de dentro d´água.




Charlie Brown batendo reto no crítico da onda.


Caixa, Bru, Bicudo, Jesus, Thiago, Ernesto e Charlie. Saudades dessa galera junta!


Caixa voando em Lobitos.


Bruna e Jesus filmando em Piscinas.


Foram dias de muito surf, muita risada, muitas manobras, muitos tubos, muitos vídeos, muitas filmagens, muitas fotos, muito treino, muita evolução, muita vibe!! A cada pôr-do-sol eu repensava sobre todos os valores, e o que realmente nos faz feliz.



Charlie Brown, o único regular surfando de back side, executou manobras perfeitas mostrando um surf forte e moderno.


Bru atacando o lip em Lobitos.


Bru só alegria a cada queda.





Caixa se preparando para o bom momento do dia!


Colocando no trilho...



...


...


e saindo com aquele sorriso!




Os meninos todos pegaram altas ondas, tubos longos que renderam boas sequências de fotos. E eu, observando os meninos, ouvindo as dicas, remando nas ondinhas certas, consegui ter bons momentos também. E tentar aprender e aperfeiçoar a arte que é entubar.



Bru em uma das boas.


Encaixando...


.....


......


...


...


e sai...que gostoso!




E quando a onda não proporcionava tubo, levantava um longo paredão para a galera soltar o pé.



Bru em Lobitos!


Caixa jogando muita água para cima.


Bru e o visual de Piscinas.


Caixa aproveitando o paredão da onda de Lobitos.


Bruninha na junção de Piscinas.




Foi muito astral, muita onda! A melhor semana da trip!



Bru, final de tarde em Piscinas.




Nos últimos dias chegou mais gente na casa de Jesus. Ciro, sua esposa Saiuri e o filho Renan, todos surfistas e também de São Sebastião.

Fizemos a típica peixada de tainha (que no Peru, chama-se lisa e é um pouco menor), depois de um dia de surf com todos felizes. Foi ótimo!



Galera reunida. Bru, Caixa e Maui; Ciro, Renan, Jesus, Saiuri, as tainhas (rss), e "Andy Irons".


Antes...


...e depois. Hummm..!


Hora do almoço!!!




A viagem estava terminando e aproveitei cada momento e cada onda com mais intensidade. Desfrutei o quanto o corpo aguentou, pois mesmo com as sessões de alongamento tem uma hora que o corpo pede descanso.



Lobitos ao amanhecer.




Bruninha...


...rasgando com vontade.


Caixa D´água.


Bruninha.


Bru, o sol nascendo e Lobitos quebrando ao fundo.


Caixa em mais uma longa parede.


Bruninha treinando o front side.

Caixa e Bru, pôr-do sol , Lobitos.

Eu e o Flávio nos despedimos de todos, principalmente do Jesus que nos hospedou tão bem e que sentiremos saudades. Partimos para Punta Hermosa onde nos encontramos com Ernesto e Thiago que já estavam lá. Charlie Brown já tinha embarcado para África do Sul para disputar o Pró Júnior em Durban, onde surfou muito bem , passando todas as baterias em 1º e c/ bom somatório, ficando em 5º lugar.
Ernesto foi show e agilizou tudo para finalizarmos a trip com chave de ouro. Nos levou em uma pousada onde conhecemos mais uma pessoa alto-astral. Flávio, o dono da pousada, é peruano e tinha acabado de voltar de uma visita ao nosso país. Conheceu o sul do Brasil e ficou amarradão. Também nos recebeu muito bem em sua pousada, Señoritas Surf Camp.
A mudança de clima foi forte, estava bem frio no sul, e com as ondas muito pequenas decidimos aproveitar o último dia para conhecermos o Mercado Inca e levar umas lembrancinhas.

A noite nos reunimos na pousada com Ernesto e Thiago que estavam partindo para o Panamá, onde Ernesto ia competir na etapa do Circuito Alas (hoje, a etapa já foi encerrada e ele conquistou o 5º lugar - parabéns Magrinho, está rumo ao bi campeonato). Com eles estava Leandro Moulin, outro ótimo surfista profissional que havia chego a poucos dias no Peru e estava com tudo pronto para seguir para Lobitos e pegar aquelas ondas espetaculares em mais um swell que já estava entrando. Com certeza irá viver + uma trip dos sonhos, como a que nós estávamos vivendo. Uns indo, outros chegando, e as ondas lá sempre rolando.
Dia seguinte todos para o aeroporto, cada um seguiu seu destino...para viver novas histórias e poder surfar mais e mais.
Aloha!
Bruninha

segunda-feira, 6 de abril de 2009

A verdadeira piscina de ondas! Peru!

Um dia antes de embarcar para uma viagem o coração sempre está ansioso. E o meu ñ estava diferente. Estava pressentindo boas novidades durante a trip para o Peru.

Depois de muita correria chegamos ao aeroporto de Lima, eu, Caixa e nosso amigo Shulim. Fomos direto para pousada “Mama Vidal”, onde já estavam nossos amigos Fabrício Bicudo e Fabinho.
Caixa e Bruna chegando ao aeroporto de Lima.

O primeiro grande astral foi ao descobrirmos que o peruano, dono da pousada, já havia passado uma temporada em Maresias e Caixa o reconheceu. Estávamos em casa! Hugo é um cara 10 que nos recebeu gentilmente e demonstrou ser mais uma pessoa na Terra a transmitir o bem e difundir o verdadeiro espírito do surf.

Hugo, Caixa e Bruna na pousada Mama Vidal.



O primeiro surf foi em Señoritas, uma esquerda emparedada onde já me senti num paraíso de ondas extensas, mas nem sabia o que ainda estava por vir. Depois surfamos em Puerto Viejo, mais uma esquerda paradisíaca, e um dia perfeito de boas ondas na companhia dos amigos.


Fabinho, Shulim, Caixa, Bruna e Bicudo em Puerto Viejo.

O próximo destino foi Pacasmayo, onde nos encontramos com mais alguns amigos de Maresias. Rica, Rubens e Dudu. Surfamos ondas de até 2 metros, incrivelmente extensas. Nunca remei tanto para voltar ao outside. Nos dias maiores contamos com o auxílio de um bote que nos resgatava e levava-nos de volta ao pico. Parecia que eu estava sonhando! Mas tiraram meu cobertor enquanto sonhava, pois a água é muito gelada. Para ser o paraíso mesmo, só faltou a água ser quente. Mas sem reclamações, esta realidade já estava boa demais.

Bruna em Pacasmayo.

Pousada em Pacasmayo.

Passamos o aniversário do Caixa (24/03) surfando altas ondas e almoçamos com os amigos reunidos comendo um ceviche (comida típica peruana com peixe cozido no limão, uma delícia!) de primeira!

Amigos reunidos no aniversário do Caixa.

Transporte peruano - moto táxi.

Um novo swell se aproximava e decidimos desfrutá-lo num novo local. Partimos para o Norte do país e fomos para Lobitos. Lá me deparei com uma onda tão extensa quanto Pacasmayo mas + tubular, com a água + límpida e + quente. Deixamos as bagagens na pousada do Jesus, um peruano amigo de Caixa que nos recepcionou muito bem, em alto astral, e fomos para o surf.


Caixa e Bru.

Bruna em Lobitos.

Bruna entocada no final de tarde.

Bruninha.

Bicudo, Jesus, Bru e Caixa, na casa de Jesus.

O primeiro dia de surf foi alucinante. E cada dia ficava melhor. Surfamos numa praia próxima a Lobitos chamada Piscinas, a verdadeira piscinas de ondas que quebram bem perto da areia.

Caixa experimentando Piscinas.

Caixa D´água num bom momento.

Bicudo mostrando para que veio.

Caixa.

Jesus, local do pico.

Caixa.

Reparamos que aqui as áreas são divididas em áreas civis e militares. E vimos vários militares pelo caminho. Jesus nos explicou que desda década de 60, quando houve o golpe militar que expulsou os ingleses daqui, somente as casas e o vilarejo dos pescadores ficaram intactos, o resto foi todo destruído. Os militares peruanos expulsaram os ingleses devido a grande quantidade de petróleo que há aqui no solo. Pelo caminho, assim como em alto mar, é possível ver diversas plataformas e máquinas retirando petróleo do solo 24 horas. Aos poucos, alguns moradores reformaram as casas que hoje são seus lares e as respectivas pousadas e restaurantes que atendem o público turístico. Mas a maior parte são ruínas que caracterizam o visual desértico do local. E em frente tudo isso, uma paisagem com linhas de ondas perfeitas, vindo uma atrás da outra. Uma máquina de ondas.

Bicudo surfando muito bem nas ondas de Piscinas.

Bruna em Lobitos.

Bruna aproveitando o potencial das ondas.

Caixa olhando de cima o visual da praia.

Caixa e Bicudo, só alegria depois do surf.

Já estamos aqui em Lobitos há uma semana e com uma nova previsão de swell vamos permanecer mais uns dias. Jesus vai surfar com a gente sempre e nos deixa muito à vontade.Entre uma sessão de surf e outra damos boas risadas. Tudo isso tem colaborado muito para o sucesso de nossos dias. Respeitamos todos dentro e fora d´água. Recolhemos todo o lixo que levamos para praia e somos retribuídos com gentilezas. Só pessoas legais tem cruzado nosso caminho.
Shulim, Fabinho, Dudu e Rica já retornaram ao Brasil, mas aproveitaram muito e dividiram connosco ótimos momentos.
Espero que essa vibe boa permaneça até o final da trip e que continuemos sendo abençoados com essas ondas.
Obrigada a todos!
ALOHA
Bruninha